Dossiê – Nintendo Wii U

Dias antes da apresentação oficial do Wii U, o novo console de mesa da Nintendo, o presidente global da empresa, Satoru Iwata, e Shigeru Miyamoto, diretor da divisão de análise e entretenimento, conversaram sobre os bastidores da criação do aparelho. O conteúdo deste bate-papo foi divulgado em vídeo e texto e você confere agora os principais trechos:

Ideia antiga

Pode ser que alguns gamers não se surpreendam ao ver que o console usa um tablet como controle. Mas a ideia é de 2008. Para se ter uma noção, o IPad só foi lançado há ano. Para Miyamoto, a tela portátil serviria para acabar com o principal empecilho de que joga videogame: a televisão. Nem todas as pessoas possuem mais de um aparelho em casa, e ele precisa ser usado entre todos os moradores. “Na longa história dos videogames, é a primeira vez que um console de mesa depende apenas de aparelhos desenvolvidos pela Nintendo. Finalmente, estamos saindo da casa de nossos pais”, brinca.

O tablet

Com o controle do Wii U, as pessoas poderão usar duas telas para jogar, sendo que cada uma exibe informações diferentes. Logo que se pensa nisso, surge a comparação inevitável com as telas duplas do Nintendo DS. Miyamoto não nega que o portátil foi a principal inspiração. Tanto que a estrutura e a localização dos botões é praticamente a mesma do Nintendo 3DS. E ele até confirma que o console de mesa foi projetado para interagir com o DS ou o 3DS.

Assim, o tablet possibilita que os donos do Wii U tenham a mesma experiência de entretenimento de um portátil. O melhor exemplo é que a imagem que um jogador vê, obrigatoriamente, não será a mesma do amigo ao lado. Cada um terá um ângulo diferente de visão. Em relação ao jogo Wii Fit, por exemplo, a câmera do aparelho poderá servir para que você participe de aulas online de ginástica via internet.

Controles

Para Miyamoto, não havia nenhuma dúvida sobre os controles do Wii serem reutilizados no Wii U. A jogabilidade proporcionada pelo Wii Remote e pelo Nunchuk ainda não foi superada por outros aparelhos. No entanto, o novo console deverá aceitar o Wii Remote Plus, versão que tem capacitação mais avançada de movimentos. Assim, o sucessor do Wii suportará cinco jogadores. “Porém, acredito que quem estiver jogando sozinho vai escolher o tablet”, prevê Miyamoto.

New Super Mario Bros. Mii

Tudo começou com uma pergunta: “Por que não posso jogar um game do Mario com um Mii no lugar do encanador”, ouvida por Miyamoto. E aí surgiu o projeto de New Super Mario Bros. Mii. Mas o pai do bigodudo não aceitou muito bem a ideia. “Até hoje me questiono se é valido que o personagem principal de um jogo de Mario seja um Mii”, brinca.

Alta definição

O Wii U é o primeiro console da Nintendo com alta definição de imagens. Apesar disso, tanto Iwata quanto Miyamoto não consideram que esta seja a grande evolução do console. Mas reconhecem que os protótipos de games de Mario e Zelda produzidos em HD são satisfatórios, principalmente por causa do uso da avançado de iluminação e sombra nos personagens.

Casual ou hardcore

Para Iwata, a divisão entre jogadores casuais e hardcore surgiu por causa da qualidade gráfica do Wii. “Logo após o lançamento do console, a imprensa de games classificou o Wii como um console voltado para famílias, enquanto os consoles da Microsoft e Sony eram destinados para aqueles que amam jogar. Eu não concordo com isso. Acho que a definição do que é um jogador é muito mais ampla”. Por isso, o lema usado para apresentar o Wii U ao mundo é “Deeper and Wider”, ou seja, ser profundo e amplo. Isto significa que o console foi feito para todos os gamers. Inclusive para aqueles que rejeitaram o Wii. “Queremos derrubar a barreira psicológica que foi criada”, conta Iwata.

Lançamento: 2012

Tamanho: Aproximadamente 1,8 polegas (4,6 cm) de altura, 6,8 polegadas (17,4 cm) de largura e 10,5 polegadas (26,9 cm) de comprimento.

Novo controle: O novo controle incorpora uma tela sensível ao toque de 6,2 polegadas (15,9 cm) e proporção 16:9, além de botões tradicionais, incluindo dois botões deslizantes
analógicos. Essa combinação remove as barreiras tradicionais entre jogos, jogadores e a TV ao criar uma segunda janela para o mundo dos jogos eletrônicos.
O controle recarregável inclui botão Liga/Desliga, botão Home, botão direcional +, botões A/B/X/Y, botões L/R e botões ZL/ZR. Ele inclui acelerômetro e giroscópio
integrados, recurso de vibração, câmera, microfone, alto-falantes estéreo, faixa sensora e caneta stylus.

Outros controles: Até quatro controles Wii Remote (ou Wii Remote Plus) podem ser conectados ao mesmo tempo. O novo console é compatível com todos os controles e dispositivos
de comando Wii, incluindo os controles Nunchuk, Classic Controller e Classic Controller Pro, além da Wii Balance Board.

Mídia: Uma baia de mídia individual com alimentação automática reproduzirá os discos ópticos proprietários de 12 centímetros e alta densidade produzidos para o novo
console, assim como os discos ópticos de 12 centímetros para o Wii.

Saída de vídeo: Suporta 1080p, 1080i, 720p, 480p e 480i. Os cabos compatíveis incluem HDMI, componente, S-video e composto.

Saída de áudio: Conector AV Multi Out (saída múltipla de áudio e vídeo). Saída linear PCM de seis canais por HDMI.

Armazenamento: O console terá memória flash interna, bem como a opção de expandi-la usando um cartão de memória SD ou uma unidade de disco rígido externa USB.
CPU: Microprocessador multinúcleo baseado em IBM Power.

Outros: Quatro slots para conectores USB 2.0 estão inclusos. O novo console é retrocompatível com jogos e acessórios para Wii.

Sobre Guiflexx

Twitter.com/guiflexx
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s