E3 2011 – Electronic Entertainment Expo

Para quem não conhece, a E3 é a maior feira de games do Mundo, e a edição de 2011 estava sendo ansiosamente aguardada, principalmente pelo fato de que a Nintendo revelaria ao mundo seu novo console para substituir o Wii.

Mas quem deu o pontapé inicial foi a Microsoft com a primeira das 3 grandes conferências, abaixo o que rolou em cada uma das apresentações que nos deixaram com água na boca para testar os futuros títulos.

A E3 2011 começou oficialmente às 13h30, horário de Brasília, com a conferência da Microsoft. Quem acompanhou ao vivo, pôde se empolgar na hora. Quem não viu, verá agora todas as novidades que a conferência reuniu.

De cara, a conferência abriu com a missão inicial de Call of Duty: Modern Warfare 3, para a loucura da plateia. A missão colocava um grupo de agentes submersos, indo interceptar um submarino. Depois é que se revela o campo de batalha: a ilha de Manhattan. Para PC, PS3 e Xbox 360, em 8 de novembro.

Depois, a Crystal Dynamics mostra uma demonstração inacreditável de Tomb Raider: Turning Point, o reboot da franquia. Definitivamente, Lara Croft agora é uma sobrevivente, e tem de sobreviver a todo o perigo possível, dentre selvagens, cavernas que desabam, ferimentos sérios e muito mais. Para PC, PS3 e Xbox 360, no terceiro trimestre de 2012.

E então, a música subiu, e a Bioware adentrou o palco. Agora, era a vez do anúncio explosivo de Mass Effect 3. Lembra do rumor do suporte ao Kinect? Então, é verdade, e bem mais do que pensávamos. Numa demonstração ao vivo, as funcionalidades foram explicadas. Agora, durante o diálogo, você poderá escolher a sua fala, bem, falando. Basta
você falar a frase escolhida, e Shepard irá selecioná-la.

Tudo bem que isso não impressionou quem prefere simplesmente apertar um botão. E aí veio a outra novidade: através do reconhecimento de voz do Kinect, você pode ordenar seus companheiros para que avancem, assim como também ordenar o uso de poderes, no ponto onde se encontra a mira do jogador. O demo mostrou os personagens Garrus e Liara T Soni no grupo com Shepard, e com a ajuda de Mordin Solus, eles estava resgatando uma
Krogan fêmea importantíssima. Em 3 de março de 2012, para PC, PS3 e Xbox 360.

Em seguida, foi a vez de a Ubisoft subir no palco, e apresentar as novas funcionalidades do game Ghost Recon: Future Soldier, que também traz um novo tipo de suporte do Kinect. O modo demonstrado foi a personalização de armas. O uso das mãos funciona exatamente como víamos em Minority Report, e a voz traz comandos como expandir, otimizar para curta distância e randomizar. E o jogo seguia as ordens tranquilamente, com a possibilidade de um teste da arma antes de se usar nos modos principais.

De acordo com a Ubisoft, todo jogo Tom Clancy, daqui para a frente, usará a tecnologia do Kinect nesses níveis mais subjetivos. Para PC, PS3, Xbox 360, NDS, PSP e Wii, no início de 2012.

O foco dos games deu lugar à acessibilidade dos menus e outras opções. Agora, a Xbox Live usará totalmente comandos de voz integrado, para quem não quiser usar as mãos. Música, jogos, vídeos e filmes estarão acessíveis, bastando usar sua voz. E a Microsoft está investindo forte, conseguindo parceiros de grande renome, em especial, o site Youtube. Um sistema de televisão ao vivo também chegara na Live em breve, e cada vez
mais a Microsoft promete colocar novos canais e redes com as suas séries preferidas (incluindo as lutas do UFC).

No entanto, parece ser coisa demais para se achar. Por isso, a empresa está aproveitando seu sistema de busca próprio, o Bing (que apesar de não muito reconhecido, provou sua utilidade na Live), para procurar as palavras-chave que você quiser. Ao falar Xbox, Bing, Lego, o sistema irá procurar tudo o que tenha a ver com lego. Se falar Xbox,
Bing, Harry Potter, ele encontrará tudo a ver com Harry Potter, sejam filmes ou os jogos. E você pode especificar o que quiser, bastando falar as palavras-chave. O sistema chega nos próximos quatro meses na live.

Após tudo isso, a MS retornou aos games. Mais especificamente, aos seus exclusivos. De cara, sobre na telona Gears of War 3, com Cliff Blezinski chamando seu querido amigo Ice-T jogando a demonstração do game. E graças ao retorno do Horde Mode, Ice-T prometeu reunir sua velha banda Body Count para fazer uma música para o game. Chega em 20 de
setembro de 2011.

Em seguida, começa o reinado do Kinect mais uma vez. Ryse é um épico na Roma Antiga, que coloca o jogador na pele de um guerreiro de espada e escudo, que, além de chutar, defender golpes e fincar sua espada no inimigo, poderá lançar suas armas, dar cabeçadas e muito mais.

Aproveitando a pausa, o primeiro Halo aparece em toda sua antiga glória. O remake, em sua edição de aniversário, com gráficos atualizados, chega ao Xbox no dia 15 de novembro.

Passamos por um incrível trailer de Forza Motorsport 4, que também terá suporte ao Kinect, e chega nos próximos quatro meses.

Peter Molyneux é o próximo a subir no palco, para apresentar Fable: The Journey, onde você controla um estranho herói em cima de sua carroça. Em seguida, o anúncio é que Minecraft irá para o Kinect no final do ano.

Disneyland Adventures é um Tour exclusivo através do parque da Disney. Apesar da galhofa demonstração de duas crianças, altamente mal ensaiada, o tour se mostrou divertido, e muito emocionante para quem quer rever os parques da Disney direto de sua casa. É claro, aventuras no mundo de Peter Pan e no resto do universo Disney estão presentes, com a garotada voando e muito mais.

Outra demonstração do Kinect Star Wars aparece, mas não é tão diferente do trailer já visto, e chega no final de 2011. Depois, Tim Schafer sobre no palco para apresentar, também para o Kinect, Sesame Street: Once Upon a Monster, visado para que pais e filhos joguem juntos, e chega também no final de 2011.

O Kinect Fun Labs apresenta um novo nível de interação com o aparelho. A primeira demonstração é a detecção facial e corporal (de roupas) para fazer um avatar perfeito. Você também poderá tirar fotos, criar cenários e editar tudo isso usando apenas suas mãos, adicionando efeitos, e ainda por cima, podendo navegar de forma tridimensional. Estas funcionalidades já estão disponíveis na LIVE!

Kinect Sports Season Two adiciona novos esportes como esqui, tênis, dardos, beisebol e até futebol americano. Comandos por voz e reconhecimento de movimento aumentam ainda mais a experiência, como dar ordens de jogadas antes do início das jogadas de futebol americano.

Em seguida, uma pequena demonstração de Dance Central 2 chega mostrando o multiplayer simultâneo. Como de costume dos jogos da Harmonix, as músicas do primeiro Dance Central poderão ser exportadas para o segundo, ultrapassando mais de 100 músicas dispoiníveis!

Depois de finalizar a conferência, uma bola de fogo surge atravessando o espaço. A câmera se afasta, mostrando um coração começando abater. A câmera segue a garganta, saindo do corpo, e mostrando Master Chief. Halo 4 é oficialmente anunciado para o final de 2012!

E sabe o que mais? É o primeiro de uma nova trilogia!

Considerações Finais: A Microsoft definitivamente provou ter o melhor serviço online com os melhores recursos, a LIVE está anos luz a frente do que a Sony e Nintendo oferece. No quesito games,  mostrou as consagradas franquias de sucesso Hardcore com suporte ao Kinect e novos games Casuais, deixando os consumidores que investiram uma boa grana no acessório felizes por saber que terão muito o que jogar nos próximos meses. O que realmente faltou para ser melhor foram anúncios surpresas, visto que tudo o que apareceu já havia vazado dias antes da E3.

NOTA = B +

A segunda conferência foi a da Sony, que aconteceu agumas horas depois, veja tudo o que rolou a seguir:

A conferência começou relativamente mal, com mais de 20 minutos de atraso não explicados. E então, finalmente, um aviso dizia para que todos colocassem seus óculos 3D (que foi entregue a cada um dos espectadores, talvez um dos motivos do atraso), e começou uma pequena apresentação com montagens dos controles do Playstation, o Move, o PSP, Uncharted, Ratchet and Clank, Mortal Kombat e o jogo do Lanterna Verde.

O presidente e CEO da Sony, Jack Tretton, subiu ao palco para dar as boas vindas a todos os seis mil fãs que viam o palco. E de cara, ele fala do assunto sério: a queda da PSN.

Começando com uma piada, ele emenda uma declaração:

Os jornalistas amam, acima de tudo, notícias ruins. E para nossos estimados membros da imprensa, eu digo De nada. Para nossos parceiros, eu sei que a queda da rede vos custou muito. Nós não estaríamos aqui se não você por vocês, e nós agradecemos. Para nossos consumidores, nossos fãs, que em nenhum momento desistiram da gente, eu gostaria de pedir as mais sinceras desculpas pessoalmente e em nome da companhia. Para os que
desistiram de nós, ou ainda não fazem parte de nossa família, gostaríamos de dizer que estamos agora mais fortes do que nunca.

Numa jogada parecida com a da Microsoft, a PSN irá, em breve, oferecer acesso gratuito a filmes e televisão, mas com o serviço CinemaNow.

Depois dessa pequena introdução, é hora de jogar uma das maiores boladas da Sony: Uncharted 3: Drakes Deception! Evan Wells e Christophe Balestra, da Naughty Dog, tomam o palco para apresentar uma mega demonstração do game. Além da fantástica demo, um trailer também é exibido.

Exclusivo para PS3, em 1º de novembro de 2011.

E chega a hora de outro terceiro jogo, com Resistance 3. Quatro anos após os eventos do segundo jogo, a Chimera venceu. Mas o último Sentinel, Capelli, não quer nem saber, e pretende atingir onde mais dói, indo atrás dos vilões em Nova York.

O demo foi um tanto confuso, mas agradou os fãs da série. O game estará disponível a partir de 6 de setembro, com suporte ao PSMove.

Destruindo tudo, entra Kratos, fazendo os ávidos por God of War 4 segurarem a respiração. Mas era apenas o trailer de God of War Origins Collection, que traz God of War: Chains of Olympus e God of War: Ghost of Sparta para o PS3. Além desta, a coleção Ico e Shadow of the Colossus em HD será lançada na mesma época, em setembro. Ambas serão jogáveis em 3D.

Agora, chega uma das novidades mais confusas. Quer dizer, a novidade é extremamente interessante e, se funcionar como prometido, pode revolucionar o multiplayer local.

Um novo monitor 3D, onde duas pessoas poderão jogar o mesmo jogo sem split screen. Como? Cada um terá um óculos 3D, e cada óculos colocará uma imagem diferente na mesma tela! O monitor de 24 polegadas, por $499 dólares, vem com um par de óculos e
o game Resistance 3. Óculos adicionais saem por $69.99 cada.

Kobe Bryant, astro do basquete americano, chega com um pessoal da 2K
Games para mostrar como está o suporte do Move para NBA 2k12, que será lançado para PC, PS3, PSP, Xbox 360, Wii e PS2 em 4 de outubro.

O próximo game a demonstrar suporte ao Move (e 3D também), é Medieval Moves: Deadmunds Quest. Basicamente, é um jogo que mistura três dos esportes encontrados no Sports (que já vem com o move), mas em combate e exploração. Você alterna entre uma espada, arco e flecha, e um shuriken.

E para aproveitar outro grande título, a Sony exibe o trailer de lançamento de inFamous 2, que seria lançado no dia seguinte. O editor e criador de missões terá suporte ao Move também.

Chega a hora da demonstração de Starhawk, da mesma equipe que fez Warhawk. Cheio de caubóis, mechas e espaçonaves, o trailer agradou bastante. Lançamento em 2012, para PS3.

Para quem gosta, chega o novo trailer de Sly Cooper: Thieves in Time, repleto de humor. Lançamento em 2012.

Outro exclusivo do PS3, Dust 514, também terá suporte para o Move, e uma experiência no NGP. O game é uma extensão do universo de EVE Online, num FPS. O beta fechado será lançado no final de 2011, e o lançamento será no segundo trimestre de 2012.

Hora de outro favorito da galera: BioShock Infinite! Muito gameplay e novas habilidades para o novo game divertem e agradam aos fãs. O produtor, Ken Levine, contou uma história: durante uma entrevista, ele disse que duvidava da qualidade do Move. A Sony, então, o contactou, e Levine falou Muito bem, me faça acreditar. E agora, BioShock Infinite terá integração ao Move (mesmo que ainda não tenha sido mostrado). O
game também terá algo a ver com o NGP. Em 2012, para PC, PS3 e Xbox 360.

O novo game de Star Trek, que fará a ligação entre o filme de 2009 e o novo que deverá sair em 2012, chega com um novo periférico para o Move, em forma de um Phaser. Um must para os Trekkers.

A versão de SSX para PS3 virá com uma pista exclusiva do Monte Fuji. Já a versão de BF3 para o console da Sony virá com Battlefield 1943 dentro do Blu-Ray do jogo.

E, finalmente, é chegada a hora do esperadíssimo anúncio oficial do NGP! O novo portátil da Sony se chamará Playstation Vita! Como já visto, ele terá telas de toque na frente e atrás, tecnologia de sensor de movimento, dois analógicos e câmeras na frente e atrás, para a tecnologia de realidade aumentada.

Serão dois modelos, um com apenas WiFi e outro com suporte 3G além do WiFi, com parceria com a AT&T. Outra ferramenta será o Near, onde você poderá recomendar conteúdo a outros jogadores. A Party o deixará fazer um chat de voz com seus amigos na mesma sala de Party, não importando quais jogos cada um esteja jogando.

Agora, chega a hora de demonstra os games. Começando com Uncharted: Golden Abyss, vemos que, de fato, o hardware do PSVita é quase tão poderoso quanto o próprio PS3. O game chega junto com o lançamento do Vita.

Toda a tecnologia de toque do Vita servirá também para criar seus próprios níveis nas versões de LittleBigPlanet e de Mod Nation Racers para o portátil. A versão de LBP virá com todas as ferramentas de LBP2.

Chega a hora da versão de Street Fighter x Tekken. Yoshinoro Ono, da Capcom, vai ao palco para apresentar a versão portátil de SF x Tekken, que trará, exclusivamente para a versão portátil, o lutador Cole McGrath, de inFamous. A tela de toque também poderá ser usada para fazer os golpes.

E agora, o anúncio que todos esperavam, suando de medo: o preço. Quando primeiramente divulgado, especulava-se que o preço do NGP, por causa do Hardware, custaria entre $350 e $400 dólares. Mas eis a surpresa, quando o anúncio era que a versão WiFi custaria $249 e a versão 3G $299! O Playstation Vita chega no final do ano.

Considerações Finais: Assim como na Microsoft, tudo que foi mostrado já havia vazado dias antes da E3 com excessão da versão de Street vs Tekken do VITA, o que novamente fez o fator surpresa ir por água abaixo. Se o sistema online da Sony não brilha tanto quanto a LIVE, pelo menos o seu portátil é fantástico. o PSVITA tem gráficos impressionantes, muitas possibilidades devido a todas as suas funcionalidades e se mostrar MUITO superior ao Nintendo 3DS, seu maior concorrente, em tudo. E detalhe, pelo mesmo preço.

NOTA = B

E finalmente a última das conferências e com certeza a mais aguardada, Nintendo, e o sucessor do Wii.

A abertura foi típica de uma casa que mantém a tradição: uma orquestra tocou um dos temas mais famosos da companhia, Zelda, enquanto víamos o vídeo de abertura da Nintendo.

Para aumentar os aplausos, Shigeru Miyamoto adentrou o palco. O diretor geral da Nintendo pediu pela comemoração do 25º aniversário da franquia Zelda. Para comemorar, cada plataforma atual da Nintendo receberá uma nova versão da série, começando com Links Awakening para o Gameboy Virtual Console, lançado hoje. Na semana que vem, é a vez do 3DS receber o remake de Ocarina of Time em 3D. Em setembro, o DSi ganha o jogo com multiplayer cooperativo, Zelda Four Swords.

Mas o principal, lógico, é Skyward Sword, que será lançado no final do ano para o Wii. Aliás único game de Wii apresentado pela Nintendo, mostrando que o console já foi abandonado prematuramente.

O presidente Global da Nintendo, Satoru Iwata, toma o palco para apresentar os novos jogos do 3DS. Uma montagem belíssima, apresentando os novos Mario Kart, Star Fox (setembro), Super Mario (final de 2011), Kid Icarus: Uprising (neste ano) e Luigis Mansion 2, foi exibida.

Depois, o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime (apelidado de Frankenstein pelos espectadores), mostrou os trailers de cada game:

Depois, uma montagem com mais títulos foi exibida. Os games são Mario and Sonic at the Olympics, Ace Combat, dois Resident Evils, Tetris, Cave Story, Driver Renegade, PacMan e Galaga, Tekken e Metal Gear Solid: Snake Eater 3D. Jogos clássicos, como Excited Bike, estarão chegando também como downloads.

Quem possui os games Pokémon White e Black, já conhece a Pokedex. Para eles, a Nintendo irá aumentar ainda mais a funcionalidade com o 3DS. A Pokedex 3D, gratuita e exclusiva na eShop, começará com 16 Pokémons.

E agora, finalmente, o anúncio mais esperado da E3 2011: o novo console da Nintendo. Apelidado de Project Cafe, o nome oficial é revelado. A Nintendo (we) quer mudar seu foco para você (you). Portanto, o nome do novo console é Wii U.

O foco todo do anúncio foi dado ao controle. Grande, ele possui dois analógicos, um direcional, botões principais, botões trasiros, botões shoulder, microfones, alto falantes, acelerômetro e uma tela de toque de 6.2 polegadas. Não é, no entanto, um novo portátil, por mais que pareça. As imagens da tela são geradas pelo console.

Mas qual é o sentido de se ter uma tela de toque com tamanha qualidade? Além do sensor de movimento, o console continua a funcionar mesmo que outra pessoa comece a usar a televisão, para que você mantenha seu jogo. A distância que você poderá se afastar da TV e continuar jogando não foi especificada, mas se disse que precisa ser no mesmo ambiente.

A tela também serve para outras aplicações, diretamente na TV, como uma espécie de realidade aumentada. E para quem é criativo, o console ainda serve como Tablet! O gráfico continua prometendo competir com o Xbox 360 e o PS3. No entanto, uma nota deixou muitos jogadores irritados: o console usará uma mídia própria.

O console será lançado no ano que vem, com data e preço ainda a serem definidos.

Apesar de apenas vermos o controle praticamente o tempo todo, conseguiu-se visualizar, por pouco, o console:

E depois, chegou os testemunhos dos desenvolvedores, que passaram desde Warren Spector a Ken Levine, e empresas como THQ, Ubisoft, Warner Brothers, EA e a Namco. Foi confirmada uma verdadeira linha de primeira para o console, comprovando que, com o Wii U, a Nintendo retornará a competir diretamente com o PS3 e o Xbox 360.

Os gráficos parecem estar em HD, mas não há confirmação de que os vídeos demonstrados são de fato do Wii U. Os jogos anunciados pelas empresas foram Tekken, Darksiders 2, Batman: Arkham City, Ghost Recon Online, Assassins Creed, e Ninja Gaiden 3.

Para finalizar, o CEO da Electronic Arts subiu ao palco, e afirmou que a empresa estará junto à Nintendo para seus novos jogos. Madden e Battlefield irão para o Wii U, com todo o suporte da EA. Tudo indica que a EA Sports poderá aproveitar, e muito as novidades do novo console.

Considerações Finais: O novo console da Nintendo parece ter potencial, principalmente quando vemos um pequeno trecho de Zelda em HD, porém, sua primeira demonstração ao público foi muito mal feita, não vimos games rodando diretamente do console, nem uma possível line up inicial, apenas ports de versões do 360 e Play 3. O grande foco no controle gerou dúvidas com relação ao futuro, quando os próximos consoles da Microsoft e Sony chegarem com gráficos provavelmente muito melhores. Os games de 3DS parecem não brilhar tanto mais, quando vemos os games do PSVITA e é triste ver que DS e Wii foram abandonados pela Nintendo prematuramente, como aconteceu antes com o GameCube.

Nota = C

@guiflexx

Sobre Guiflexx

Twitter.com/guiflexx
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s